Mais Acessados
26/10/2011 Brincar é coisa séria!
19/08/2011 A Escola
19/08/2011 Cursos
19/08/2011 A Súplica da Árvore
19/08/2011 Projetos
19/08/2011 Normas da Escola
12/11/2011 Dia 12/11/2013 - DIA DO DIRETOR ESCOLAR
01/04/2014 Aulas de Ballet
Mais

Filosofia

A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Ecológica está compromissada com o ser humano de a modo a propiciar-lhe reflexões sobre o mundo em que vive, oportunizar-lhe a ampliação dos conhecimentos para uma prática social cada vez mais humana e competente.

Neste contexto, cabe refletir: "Nada é permanente, exceto a mudança".

O saber não é pronto e acabado, assim como o homem...

Nosso objetivo é apresentar-se como um espaço onde criança possa desenvolver atividades diárias com alegria e prazer, analisando e compreendendo o seu cotidiano e principalmente, ajudar a criança a conquistar o aprendizado para o seu futuro.

Um pouco de história...

No final do século XIX chegava ao Brasil, o italiano de Vicenza, Luigi Alberti. Vindo sozinho - sem família, parentes e amigos - estabeleceu-se na região do Campo Comprido, bem próximo onde hoje funciona a Escola.

Ferreiro de profissão, habilidoso no ofício, abriu uma ferraria na denominada Estrada de Mato Grosso, hoje Eduardo Sprada, por onde passavam todas as carroças que se destinavam à região dos Campos Gerais. Com sucesso na profissão, abriu também um armazém de secos e molhados, investindo o lucro dos negócios na aquisição de terras. Foi nesta época que adquiriu de um Senador da República a propriedade onde se localiza a Escola, a qual já abrigava o centenário casarão onde hoje funciona a administração.

Luigi casou-se no Brasil com uma italiana de Belluno e teve seis filhos os quais estudaram em uma Escola Municipal que funcionava no casarão. Com a morte de Luigi a propriedade foi herdada pelo filho mais novo João Alberti, casado com Isolina Cini com quem teve dois filhos de nomes  João Carlos e Lineu Fernando o último dos quais, como herdeiro, restaurou completamente o casarão, mantendo suas características originais. Lineu casou-se com Silvana Pasi e tiveram dois filhos: Adriano e Alessandro, este último atual proprietário da área e da empresa Alberti S/C. Alessandro casou-se com Cilmara Vicentin, na época estudante de Pedagogia, com vasta experiência na área de educação e comerciante.

Uma Idéia...

Na terceira geração da família na década de 50, as opções de estudo no local eram ainda muito precárias. A escola mais próxima era o Grupo Escolar Dom Pedro II, no Batel. As condições de transporte eram muito difíceis, visto que não se possuía automóvel. Isso tudo dificultava o acesso ao estudo por parte das crianças. Lineu Fernando e João Carlos, talvez os dois primeiros moradores da região a cursar o ensino superior, tiveram que ser internados em um colégio de freiras para cursar o ensino primário. Silvana, vinda do Egito, de uma família Italiana de instrução superior que se estabeleceu na região, teve que abandonar os estudos pelas mesmas dificudades.

Estas adversidades, além dos pequenos traumas causados, incutiram na família o desejo de investir em educação. Faltava, porém, algo que era o suporte técnico e legal. Esse suporte veio a ocorrer com a união de Cilmara e Alessandro, hoje proprietários da Escola.

Foi assim que, preocupada em oferecer um ensino de qualidade, atraente, dinâmico e ecológico, em meio à exuberância da natureza, um local vocacionado para a educação, que a família resolveu em 24 de agosto de 1996 fundar a Escola que pelas suas características e propostas veio se chamar ESCOLA ECOLÓGICA.

Uma Realidade...

Em Janeiro de 1997, contando com um  número reduzido de alunos, começava a funcionar a ESCOLA ECOLÓGICA, abrigada no velho casarão.

Com o passar dos anos, embalada pelo sucesso das propostas da escola, investimentos foram necessários para se contruir mais dois pavilhões para salas de aulas, salão de festas, laboratórios, sala de recreação, bem como para instalação de uma piscina, tudo de forma a comportar o atual  número de alunos em instalações adequadas e agradáveis.

Abrigando hoje o Ensino Maternal, Pré-Escola e o Ensino Fundamental até a Quinto Ano - com muitas turmas já formadas - a escola é reconhecida por seu ensino de qualidade e por sua integração à natureza onde as crianças passam o dia em atividades didáticas, de lazer e educação física, aprendendo a preservar o meio ambiente e adquirindo desde cedo, o respeito pela flora e pela fauna, cercadas de verde por todos os lados, respirando ar puro, forjando seu futuro, que tem tudo para ser brilhante e virtuoso.

A direção da escola sente-se honrada por você fazer parte desta história que ainda se repetirá por muitos e muitos anos, sempre com novidades e aprimoramentos de ordem educacional e física.


Copyright 2004-2019 - Escola Ecológica
Rua Maria Bizinelli, 250, Campo Comprido, Curitiba-PR
Todos os direitos reservados
Fone: 3274-2106